Monday, October 23, 2006

Prémio Nobel da Química 2006

Realizou-se no Anfiteatro do Campus de Angra do Heroísmo da Universidade dos Açores, no dia 19 de Outubro de 2006, uma apresentação-discussão sobre os trabalhos dos galardoados com os Prémios Nobel deste ano de 2006 e os impactos que tais trabalhos podem ter na sociedade actual. O Prémio Nobel da Química foi apresentado/discutido pelas Professoras Célia Silva e Rosalina Gabriel.
A Comissão Nobel Sueca decidiu atribuir o Prémio Nobel da Química, a Roger D. Kornberg da Stanford University, CA, USA, pelos "Estudos sobre a base molecular da transcrição nos eucariotas".
Roger D. Konberg é filho de Arthur Kornberg, Prémio Nobel da Fisiologia e Medicina em 1959.
Os trabalhos que levaram à atribuição deste prémio são recentes, sendo os mais significativos os que se seguem:
Patrick Cramer, David A. Bushnell, Roger D. Kornberg. Structural Basis of Transcription: RNA Polymerase II at 2.8 Ångstrom Resolution. (2001) Science 292, 1863-1876.
Averell L. Gnatt, Patrick Cramer, Jianhua Fu, David A. Bushnell, Roger D. Kornberg. Structural Basis of Transcription: An RNA Polymerase II Elongation Complex at 3.3 Å Resolution. (2001) Science 292, 1876-1882.
David A. Bushnell, Kenneth D. Westover, Ralph E. Davis, and Roger D. Kornberg. Structural Basis of Transcription: An RNA Polymerase II-TFIIB Cocrystal at 4.5 Angstroms (2004) Science 303: 983-988.
As células
Na figura seguinte esquematizam-se os vários tipos de células observadas nos seres vivos (adaptada de http://jura.wi.mit.edu/bio/graphics/other/art.htm ):

Nas figuras seguintes, adaptadas de http://www.surrey.ac.uk/SBMS/ACADEMICS_homepage/mcfadden_johnjoe/img/M_tb_em.jpg e de http://www.genomenewsnetwork.org/gnn_images/news_content/12_01/Art_gallery_
MP/Art_gallery_MP_02.jpg, apresentam-se imagens de células procariotas e eucariotas da Eschirichia coli e células do sangue, respectivamente.


As diferenças entre células procariotas e eucariotas podem ser esquematizadas como na figura seguinte (adaptada de http://www.phschool.com/science/biology_place/biocoach/images/cells/allcell.jpg).

As funções do núcleo

Produção e manutenção de material com informação genética
–Condensação da cromatina
–Replicação: Síntese de DNA
–Transcrição: Síntese do RNA
Na figura seguinte esquematiza-se o fluxo de informação genética.

Esse processo é diferente nas células procariotas e nas células eucariotas. Na figura seguinte esquematiza-se o fluxo de informação genética num e noutro tipo de células.

Roger D. Kornberg, através de várias metodologias que incluíram a difracção de raios X, conseguiu elucidar as estruturas moleculares da RNA polimerase II nos eucariotas e do complexo de transcrição, que inclui numerosas moléculas como o próprio DNA, RNAm, factores de iniciação e o mediador. Parte dessas extruturas são apresentadas nas figuras seguintes.

Na figura seguinte apresenta-se a imagem em computador do complexo de iniciação da transcrição que inclui a RNA polimerase e os factores de iniciação:

O trabalho de Kornberg é de extrema importância para perceber o mecanismo de regulação da transcrição nos eucariotas, com enorme importância na compreensão dos mecanismos de diferenciação celular e inúmeras aplicações médicas.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home