Saturday, December 15, 2007

Impactos sócio-económicos dos Prémios Nobel da Física e da Química 2007

Realizou-se, no dia 12 de Dezembro de 2007, no auditório da Escola Básica e Secundária Padre Jerónimo Emiliano de Andrade, uma apresentação dos impactos sócio-económicos dos trabalhos desenvolvidos pelos laureados Nobel em 2007. A sessão organizada pela turma do 12ºD dessa Escola e integrada no trabalho de projecto de Promoção da Cultura Científica do Concelho de Angra do Heroísmo, coordenada pela professora Tânia Fonseca, contou com a colaboração da Professora do Departamento de Ciências Agrárias da Universidade dos Açores, Maria Adelaide Lobo, que apresentou os trabalhos de Gerhard Ertl, Físico do Instituto Max Planck.

Os trabalhos do Francês Albert Fert e do alemão Peter Grünberg foram apresentados pelo Professor Félix Rodrigues, também docente do Departamento de Ciências Agrárias da Universidade dos Açores.

Os estudos de Ertl sobre processos químicos de superfície, tiveram um enorme impacto económico na indústria de fertilizantes e por consequência na agricultura. Os Estudos de Fert e Grunberg sobre a Magnetorristência Gigante tiveram um enorme impacto na indústria de computadores e muitos outros dispositivos modernos.

Nessa sessão participaram várias turmas do décimo segundo ano de escolaridade e docentes da Escola anteriormente referida.
Esta sessão serviu para desmistificar a incompreensibilidade, atribuída pelos alunos, ao trabalho científico desenvolvido na área da Química e da Física.
No 10ºAno de Escolaridade os alunos estudam a produção industrial de amoníaco, que está na base da produção de fertilizantes azotados e o modelo da núvem electrónica, nomeadamente a caracterização do estado energético dos electrões pelo número quântico. Assim, houve oportunidade de valorizar a necessidade de aprendizagem de alguns conteúdos da disciplina de Físico-Química, pela importância que eles têm na sociedade moderna, usando como exemplo os trabalho dos prémios Nobel da Química e da Física de 2007.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home