Sunday, December 16, 2007

Prémio Nobel da Economia de 2007


Leonid Hurwicz

Eric Maskin


Roger Myerson


Os economistas norte-americanos Leonid Hurwicz, Eric Maskin e Roger Myerson ganharam este ano o Prémio Nobel de Economia por criarem as bases de uma teoria que prevê quando os mercados estão a funcionar de forma eficaz.
Hurwicz, cidadão norte-americano de origem russa, torna-se, aos 90 anos, o mais idoso laureado com um Nobel na história da Academia.
A Real Academia Sueca de Ciências disse que os três cientistas estabeleceram a teoria do desenho de mecanismos, que examina a eficácia da alocação de recursos em diferentes instituições e se a intervenção governamental é necessária.
Hurwicz foi o pioneiro nesse campo, tendo sido seguido por Maskin, da Universidade Princeton, e Myerson, da Universidade de Chicago.
Nascido em Moscovo no ano da Revolução Bolchevique (1917), Hurwicz é professor-emérito da Universidade de Minnesota, em Minneapolis.
Os economistas vão dividir um prémio de 10 milhões de coroas suecas (1,5 milhões de euros).
Segundo a Academia Sueca, a teoria do desenho de mecanismos desempenha actualmente um papel central em muitas áreas da economia e partes da ciência política.
"A clássica metáfora de Adam Smith sobre a mão invisível refere-se a como o mercado, sob condições ideais, garante uma colocação eficiente de recursos escassos. Mas, na prática, as condições normalmente não são ideais. Por exemplo, a competição não é completamente livre, os consumidores não são perfeitamente informados e a produção e o consumo desejáveis podem gerar custos e benefícios sociais".
Eric Maskin nasceu em 1950, em Nova York, e doutorou-se em 1976 em Matemática Aplicada por Harvard. Actualmente lecciona Ciências Sociais no Instituto de Estudos Avançados de Princeton.
Roger Myerson nasceu em 1951, em Boston. Tal como Maskin, doutorou-se em Matemática Aplicada por Harvard em 1976. Actualmente, ocupa uma cátedra em Chicago.
O Nobel da economia não é parte da lista original de prémios estabelecida no testamento do inventor da dinamite, Alfred Nobel, em 1895. Ele só surgiu em 1968, e é originalmente chamado Prémio Sveriges Riksbank [Banco Real Sueco] de Ciências Económicas, em Memória de Alfred Nobel.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home