Sunday, December 16, 2007

Prémio Nobel da Literatura de 2007

O Prémio Nobel da Literatura 2007 foi atribuído este ano a Doris Lessing, nascida em 1919 em Kermanshah, então Pérsia. O Comié considera-a a escritora épica da experiência feminina que com cepticismo, ardor e poder visionário perscruta uma civilização dividida.
Filha de um oficial do exército britânico que sofreu graves amputações na 1ª Grande Guerra Mundial, viveu no actual Zimbabwé até 1949, ano em que foi viver para a Grã-Bretanha.
A sua obra consagrou-a uma das grandes escritoras da actualidade.


A vivência na sociedade racista foi retratada em «A Erva Canta» (1950), que aborda temas como a violência e a sujeição da mulher a um mundo dominado por homens.
Com «O Caderno Dourado» (1962), um romance importante para o feminismo, a escritora, que fora militante no Partido Comunista, surgia na literatura internacional.


O seu trabalho mais forte, autobiográfico, é o ciclo de romances «Filhos da Violência», publicado em cinco volumes. Em obras posteriores, com influências de Carl Gustav Jung e do sufismo islâmico, Lessing interessou-se pelas dimensões mais profundas do destino humano, patente em "Memoirs of a Survivor" de 1974. Nos romances "Canopus em Argos" (quatro volumes, 1982-1985), experimentou as possibilidades da ficção científica. Em 1994 e 1997, publicou dois volumes autobiográficos.


(Em Ciência Hoje)

0 Comments:

Post a Comment

<< Home